sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O chamado de Deus e suas implicações – parte 2


 

Lucas 9.23-27 e Lucas 10:

Jesus já se relacionava com os discípulos por algum tempo e havia selecionado doze deles e chamou-os de apóstolos (Lc 6.12-16). Os discípulos já haviam recebido autoridade de Jesus para expulsar demônios, curar enfermos e realizar maravilhas (Lc 9.1-6).

Quando lemos as palavras de Jesus em Lucas 9.23 de forma descuidada, não percebemos algo interessante: elas foram ditas aos discípulos e não às pessoas que ainda desconheciam todos os seus ensinamentos anteriores. Isto quer dizer que a orientação: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a cada dia a sua cruz e siga-me.” Foi dada a estes discípulos que já tinham tanta experiência com Jesus quanto pouco cristãos que vivem hoje. Serve para todos por que a cruz é diária. Jesus dá a entender que não existe chamado sem cruz, logo alguém que deseja andar com Cristo precisa aprender a carregar a sua própria cruz e segui-lo.

Além destas exigências de Jesus para com os seus seguidores, encontramos em Lucas 9.57-62 uma lição muito importante: Quem deseja seguir a Jesus deve estar disposto a romper vínculos. Um homem diz: “Deixa que primeiro eu vá enterrar meu pai”, outro: “deixa-me primeiro despedir dos que estão em minha casa”, e Jesus não foi compreensivo com nenhum deles. Fazer a obra de Deus, andar com Cristo, muitas vezes exige uma escolha caso a família, amigos e outros vínculos representem algum empecilho à obra de Deus.

No capítulo 10 são dadas basicamente as mesmas instruções que receberam os doze quando foram enviados por Jesus, mas agora são “outros setenta” que vão fazer a obra. Estas instruções, porém, parecem ser mais completas, e eis alguns pontos interessantes que vale a pena mencionar nesta meditação:

1)      Jesus declara que os ceifeiros eram poucos (vs.2). Se naquele tempo já era escassa a pregação do evangelho, pense na situação atual do mundo em nossos dias, quando o Evangelho é falsificado por muitos, que trocam mensagem da cruz pela mensagem da prosperidade financeira, triunfalismo e tantas coisas que pessoas sinceras abraçam pensando se tratar de mensagem de Deus. Hoje há uma grande quantidade de pastores, apóstolos, bispos, mas poucos homens de Deus que falam a verdade da palavra de Deus.

2)      Jesus deixa claro que embora a obra de Deus gere prazer na alma de quem a faz, há muitos perigos a serem enfrentados. “Ide, eu vos envio como cordeiros ao meio de lobos”(vs.3). Muitos ao se dispor a fazerem a obra de Deus se empolgam no começo, mas depois se entristecem com as dificuldades que aparecem. Jesus não enganou ninguém com falsas promessas (veja João16), antes, disse claramente: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”(Jo 16.33).

3)      Jesus fala sobre a responsabilidade de quem acolhe a Palavra de Deus ou a rejeita (vs.10-16). Muitos pensam que pregar é uma grande responsabilidade, mas posso afirmar com convicção que ouvir a Palavra de Deus é também uma enorme responsabilidade, pois após ouvir a voz de Deus, precisamos tomar atitudes que sejam coerentes com a orientação dele. Deus não “bate-papo”, quando ele fala a Palavra é lançada com propósito firme e precisa gerar frutos. É claro que nem todos se fazem uma boa terra para que a semente da Palavra de Deus frutifique. “A parábola do semeador” narrada por Jesus em Mateus 13 explica bem que há pessoas que deixam o maligno roubar a Palavra de seus corações; outros que a recebem com alegria, mas não têm raízes e não suportam a angústia e perseguição; outros ouvem a Palavra, mas não querem negar às riquezas sedutoras do mundo, e por fim, há pessoas que se fazem boa terra para Deus, e produzem muitos frutos (Mt 13.1-23).

4)      Por último, Jesus dá uma das orientações mais importantes: “Mas não vos alegreis por que os espíritos se vos submetem, alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus” (vs.20). Esta é a maior alegria, saber que somos salvos em Cristo Jesus! Muitos no dia do juízo dirão ao Senhor que fizeram todas estas coisas, mas por praticarem a iniquidade, não terão seus nomes escritos no Livro da Vida:

 “Nem todo aquele que me diz : Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres?
Então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” (Mt 7.21,23)

O diabo não precisa nos tirar da igreja para que o nosso nome saia do Livro. Basta que estejamos em pecado para que a nossa salvação seja perdida e todo o trabalho que fizemos seja em vão, embora salvando a muitos, estaríamos perdidos.
Que esta palavra sirva de alerta, pois o diabo é o enganador e sabe que é mais fácil alguém que está no mundo vir a Cristo e ser salvo do que alguém que entra em pecado, confessar a sua culpa e deixar de vez o pecado para alcançar perdão de Deus, mas a oração intercessora tem poder levar o pecador ao perdão de Deus (Tg 5.15-16).

Adiante temos ainda algumas lições importantes a aprender se queremos andar com Cristo e segui-lo por onde quer que for. Lucas 12.4 trata mais uma vez sobre os perigos de morte que correriam os seus discípulos.

Embora houvesse mesmo os perigos, Jesus deixou claro que pior é não fazer a obra de Deus, pois os homens representam menor perigo se comparados com Deus. Além disto, os discípulos não deveriam pensar que estariam sozinhos, pois o Senhor contempla até mesmo os passarinhos, quanto mais cuidaria Deus dos seus servos que estariam arriscando a própria vida pelo Evangelho. Importante é somente conservar a fé e não negar a Cristo diante das pressões, sabendo que só acontece em nossas vidas aquilo que tem o aval de Deus, se vida ou se morte, sempre resultará em testemunho e edificação para a obra de Deus (Mt 10.18)

Se aquele que nega a Cristo tem a sua recompensa, isto é, terá seu nome negado também diante do Pai e dos santos anjos, o que confessa o nome de Jesus em qualquer situação e não troca sua fé por nada, nem pela própria vida também tem uma recompensa. O Senhor cuida dos seus como podemos ver em Lucas 12.22-34, onde os discípulos tem promessa de que Deus os honraria provendo alimentos, vestes e tudo o que precisassem, somente não deveriam os servos do Senhor Jesus preocuparem-se com bens materiais.

 

Conclusão

É de suma importância que conheçamos o que Jesus espera de nós como seus seguidores. Jesus disse: “Se permanecerdes no meu ensinamento, verdadeiramente sereis meus discípulos, então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8.31-32). Isto significa que só podemos ser discípulos de Jesus se estivermos permanentemente nos seus ensinamentos. Muitos querem seguir a Jesus de qualquer maneira, a seu próprio modo, mas existe um jeito certo de seguir a Jesus e é o único jeito que nos faz chegar ao lugar para onde ele foi e nos espera com muitas moradas, o céu (Jo 14.2-4).

 

Em Cristo,

Luis Paulo Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário