quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O chamado de Deus e suas implicações. Parte 1




Jo 1.37
Dois discípulos de João ao saberem que Jesus é superior ao seu mestre, passam imediatamente a seguir Jesus. A Bíblia não relata qualquer resistência ou dúvida, apenas a atitude de seguir ao novo mestre. Pode ser a figura do homem que busca a Deus com sinceridade mas da forma errada, ou de acordo com o que lhe foi revelado até o momento. De fato muitas pessoas boas procuram encontrar-se com Deus através da religião, boas obras, esmolas, obras beneficentes, mas nada disto é suficiente, embora sejam coisas importantes e que demonstrem a fé. Normalmente isto funciona como um caminho para o caminho. Deus reconhece o esforço do homem e lhe concede a oportunidade de conhecê-lo quando o homem demonstra disposição para tal. E esta disposição foi manifesta ao ouvir a mensagem "eis o Cordeiro de Deus". Tendo esta nova revelação, por que continuar seguindo a outro? Infelizmente muitos religiosos mesmo após ter a revelação completa do Filho de Deus, ainda querem continuar com as suas práticas inúteis.
Um exemplo interessante, é o de Cornélio, narrado em Atos 10. Este homem vivia uma vida dedicada e esforçada, tinha todas as obras que um cristão autêntico deve praticar como efeito de sua fé, mas ainda não conhecia a Jesus Cristo e isto tornava suas obras inúteis para salvá-lo. A salvação não provém nem somente da fé, nem das obras, mas da graça de Deus que é alcançada fé e resulta em obras (leia Romanos 11.6; Gálatas 3.16; Romanos 3.23,24). Conheço pessoas que praticam com muita sinceridade e amor uma religião, mas que diferente destes dois discípulos de João, não estão dispostas a deixar tudo para se encontrar com Cristo.

Jo 1.42
Quando Jesus se encontra com Simão pela primeira vez, logo muda-lhe o nome para Cefas (ou Pedro). Simão era irmão de um dos discípulos de João que passaram a seguir a Jesus. A mudança de nome faz referência a missão que Deus o escolhera para realizar como um dos principais líderes da igreja primitiva (Leia Mateus 16.18; João 21.15-18), e nos revela algo muito importante: A escolha de Deus obre nós resulta em novo propósito de vida, nova direção. Embora Jesus tivesse escolhido a Simão, este ainda não havia escolhido a Jesus. Isto quer dizer que Simão ainda não havia respondido positivamente ao chamado pois lhe faltava uma experiência forte o suficiente para o despertar. O texto que segue esclarece mais sobre isto.

Lc 5
Neste texto vemos Pedro como o homem a quem Jesus já havia designado uma missão pois havia mudado-lhe o nome, mas sem resposta. Somente após a pesca maravilhosa foi que Pedro "deixou tudo e o seguiu". Como já citei, Pedo aqui representa o homem que foi escolhido por Deus mas não escolheu a Deus ainda. Está tão envolvido com os seus afazeres mundanos, que mesmo tendo visto a Deus pessoalmente, e ouvido a sua palavra em seu próprio barco (verso 3) ainda se recusa a se entregar a Deus. O quadro muda quando Jesus o mostra que todo o seu esforço em ganhar a vida de nada vale, pois com Jesus no seu barco haveria provisão, satisfação, e muito mais que ele sequer podia imaginar. Este homem duro foi o mesmo que no dia de pentecostes pregou e trouxe em sua rede quase três mil pessoas para o reino de Deus, pois Jesus o fez um pescador de homens!(verso 10).


Nenhum comentário:

Postar um comentário