quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A falácia das Testemunhas de Jeová sobre o “pequeno rebanho”

 
 

Certa vez ao conversar com um colega de trabalho que pertence ao grupo religioso denominado Testemunhas de Jeová, me deparei com uma doutrina um tanto curiosa: Segundo ele, havia mesmo pessoas que iam para o céu, como Moisés, Elias, Enoque, e os 144 mil citados no livro do Apocalipse. Estas pessoas estariam inclusas num grupo chamado por Jesus de “pequeno rebanho”. Seria uma classe especial de pessoas, e enquanto elas estariam no céu, os demais fiéis a Jeová estariam na terra reinando por toda a eternidade. O texto bíblico usado por ele para me apresentar tal doutrina foi o livro de Lucas 31.32-34 que diz:
“Não temas pequeno rebanho; pois é do agrado de vosso Pai dar-vos o reino. Vendei o que possuis e dai esmolas; fazei para vós bolsas que não envelheçam, um tesouro inexaurível nos céus, onde o ladrão não chega, nem a traça rói; porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”
Este texto é um tropeço enorme para quem ensina que herdaremos a terra e não o céu, pois Jesus declara que o nosso tesouro está nos céus e não na terra. Qual seria então a melhor solução? Formular uma doutrina que diz que somente aqueles que ouviram esta palavra e outro pequeno bocado de gente é que estão inclusos neste grupo que herdará os céus. O meu objetivo com este estudo simples e direto é jogar por terra esta heresia para saúde daqueles que possam estar sendo enganados por esta falácia.



1. O que Jesus disse ao chamar os seus discípulos de “pequeno rebanho”?
Em Lucas 12 o contexto nada tem a ver com um grupo diferente de cristãos que seriam privilegiados com um lugar nos céus. Jesus aqui conversa com os seus discípulos sobre o cuidado de Deus para com o seu povo. São chamados de pequeno rebanho aqueles que eram o início da igreja de Cristo, isto é, os discípulos. Rebanho numa linguagem figurada pois Jesus é o bom pastor que dá a vida pelas suas ovelhas (João 10.1-11 e Mateus 25.31-34). A igreja de Jesus é o seu rebanho, não pequeno, pois agora é grande e serão uma grande multidão que ninguém poderá contar (Apocalipse 7.9; ver também capítulo 19).


2. Existe algum pequeno rebanho no livro de apocalipse?
Segundo o nosso amigo, quando a Bíblia se refere à grande multidão (Ap 7.9; 19.1) está falando dos fiéis que herdarão a terra, e quando fala dos 144 mil (Ap 7.1-8), refere-se a esta classe especial de pessoas, que inclui os profetas, apóstolos, e algumas pessoas selecionadas, isto é: o tal pequeno rebanho. Mas será que isto tem base bíblica? Vamos tentar responder a isto nas próximas linhas.
Os 144 mil de Apocalipse 7.1-8: Em primeiro lugar, 144 mil é um número simbólico, pois 12 é o número que representa o povo de Deus na Bíblia (12 tribos, 12 apóstolos). Compreendemos isto também por que não existe tribo de José, que é citada no verso 8, e caso fosse literal este texto, não haveria nenhum TJ no céu, pois todos os 144 são judeus. Além disto, os 144 são virgens, conforme Ap 14.4. Será que Pedro, que era casado poderia ser virgem? Certamente não. Mas segundo a interpretação TJ o pequeno rebanho que herdaria o céu incluía os discípulos de Jesus. Entendemos então que a virgindade dos 144 representa a santidade dos servos de Jesus. Ora, se o fato de serem virgens é simbólico, a origem judaica dos 144 mil é simbólica também, por que seria a quantidade deles literal? Não faz sentido algum. Os que creem em Cristo Jesus são judeus espirituais, e são a estes que a passagem se refere conforme Gálatas 3.6-9 e Romanos 4.9-17.
A grande multidão em Apocalipse 7.9; 19.1: Quem disse que a grande multidão estaria na terra e não no céu? A Bíblia é que não tem nada a ver com isto, pelo contrário, o que diz Apocalipse 19.1-6? “Depois destas coisas ouvi no céu como que uma voz de numerosa multidão...”. João estava no céu, e ouviu no céu. Se ele estivesse no céu e a multidão na terra, ele teria dito: ouvi do céu. Percebeu a diferença?
No final, compreendemos que a grande multidão e os 144 mil são a mesma coisa, somente apresentados de maneira literal em alguns textos e de maneira simbólica em outros.
 3. Existe diferença entre o rebanho pequeno e a igreja de hoje?
Não. Ao pequeno rebanho disse Jesus que iria acrescentar outras ovelhas, e não criar outro rebanho diferenciado e de categoria menor. Iria ele acrescentar com a finalidade de que houvesse um só rebanho e um só pastor, e isto pode ser lido claramente em João 10.16.
Em João 14.1-3, Jesus promete vir, e buscar a igreja dele para que estejamos com ele e diz que há muitas moradas no céu, e não uma quantidade específica. Compare este texto com Filipenses 3.20 que diz que nossa pátria está nos céus. Lembre-se que estes que tem a sua pátria nos céus a quem Paulo se referiu são os crentes de Filipos, que não eram judeus.
Outro texto importante para se meditar dentro deste contexto é o de 1 Tessalonicenses 4.16,17 que diz: “... e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro do Senhor nos ares...”. Isto é, seremos arrebatados juntos, todos os crentes.
 
Conclusão
O Evangelho de Cristo é poder de Deus para salvação (1 Co 1.18) . Infelizmente muitos que se dizem cristãos trocam a sabedoria que o Espírito Santo dá, por interpretações humanas e sem sentido algum, vindo da Torre de Vigia. Distorcem a Palavra de Deus para sua própria condenação não reconhecendo o Filho de Deus, e renegando a pessoa do Espírito Santo. Não podemos esperar que estes nos mostrem o caminho, pois já estão fora do caminho que é Jesus.
 
Luis Paulo Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário