quarta-feira, 4 de julho de 2012

POR QUE RELIGIÃO QUE RELIGA?

Há algum tempo publiquei no meu antigo blog Despertai uma reflexão do pastor Antero Mendonça sobre a questão de usos e costumes e algumas questões que faziam com que a igreja perdesse o foco da razão de sua existência. Ao reler este texto sobressaiu do mesmo esta expressão usada pelo pastor: religião que não religa.
Cabe a cada um de nós dizer com sinceridade se a nossa prática religiosa é fruto da comunhão com Deus que Cristo conquistou para nós na cruz ou se é somente o espelho do que vemos em alguns mentores na igreja, ou se são práticas sem sentido com pretexto de tradição humana como se Deus se satisfizesse de práticas que ele não pediu de nós.
Um exemplo muito interessante da religião falsa e que ilustra bem o que pretendo lhe fazer entender caro leitor, é o caso que presencio vez por outra no meio de alguns conhecidos. As pessoas cometem fornicações, bebedeiras, vivem de forma completamente descomprometida com qualquer vestígio de Deus e quando pretendem alcançar algum objetivo pessoal prometem a Deus sabe o que? Parar de tomar refrigerante ou comer chocolate. Ora, que preocupação tem Deus se eu como chocolate ou não? Não seria melhor se esforçar para deixar as práticas do pecado ou dedicar sequer um dia do mês para conhecer a Palavra de Deus para saber qual rumo tomar?
O que se pode observar deste exemplo simples até demais, é que na maioria das vezes a nossa religião é praticada para agrado do nosso próprio ego e interesses pessoais, e não com a intenção de conhecer a Deus, e menos ainda para tentar viver de forma digna e embasada no Evangelho.
O Evangelho é poder de Deus para a salvação do homem! Não é um estilo de vida adotado num clubinho qualquer de domingo à noite. O norteador da nossa conduta deve ser: será que agindo assim as pessoas reconhecerão em mim a pessoa de Cristo? Infelizmente a maioria dos ditos cristãos prefere se perguntar: O que os irmãos vão pensar de mim?
Esta hipocrisia fabrica crentes territoriais. Agirão conforme as doutrinas de suas igrejas enquanto estiverem por perto, e logo que algum destes se sente fora da observação dos cuidadores começa a fazer tudo diferente. Mas Deus vê.
Em resumo, a prática da religião verdadeira consiste em demonstrar o caráter de Cristo, para que em qualquer lugar, quando alguém olhar para você, se lembre de que existe um Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário