sexta-feira, 20 de julho de 2012

A pergunta de Deus: qual é o seu talento?

 Reflexão sobre Mateus 25.14
O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO COM O SEU TALENTO?
Neste texto Jesus está explicando através de parábolas algumas verdades sobre a sua vinda. A parábola dos dez talentos fala sobre um patrão que precisou e ausentar por um tempo e como tinha muitos bens, deixou os seus três empregados com a missão de negociar com os bens que possuía. Assim fez, de acordo com a capacidade que conhecia de cada um deu uma quantidade de dinheiro (talentos) para ser negociado. Ao primeiro deu cinco talentos, ao segundo deu dois talentos e ao terceiro deu um talento. Depois de algum tempo, quando retornou pediu contas dos valores entregues, então obteve um retorno do primeiro empregado de dez talentos, do segundo quatro e do terceiro apenas aquilo que havia entregado anteriormente, um talento e nada mais. Os dois primeiros foram reconhecidos e o terceiro castigado.
Esta parábola tem muitos ensinamentos para nós. Podemos começar pensando sobre a divisão dos talentos. Primeiro, cada responsabilidade delegada é uma oportunidade de crescimento e reconhecimento. O senhor entregou apenas aquilo que sabia estar dentro da capacidade de cada um, e isto mostra que Deus não está interessado em nos testar além do que podemos suportar, mas apenas em desenvolver em nós a capacidade que ele mesmo nos deu. O apóstolo Paulo disse a Timóteo: “desperta o dom que há em ti”. Isto quer dizer que nós podemos desenvolver os dons que Deus nos deu ou esquecê-los, omiti-los à nossa vontade. A escolha de entregar um dom é de Deus, mas desenvolvê-lo depende só de nós.
Há quem considere a sua missão um peso, uma tarefa impossível de ser concluída, mas podemos cumprir tudo o que Deus mandar, tudo.
Outro ponto importante é que haverá um ajuste de contas. O senhor disse: “devias ter dado o meu dinheiro aos banqueiros”. Sabe o que isto quer dizer? Se eu não faço o que deve ser feito, o trabalho poderá ficar por fazer, e o talento dado é desperdiçado sem que haja volta. Falando nisto, o que você tem oferecido pra Deus? É comum ouvir alguém dizer: “hoje não estou preparado”, então esta pessoa vai envelhecer, ficar doente, fraca e só depois se entregará a Cristo. Deus não quer o resto de você, ele que o melhor da sua vida, da sua força e do seu coração. Não é justo oferecer a Deus algo menos que a melhor parte. O conselho de bíblico é: “Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade”, isto por que o nosso trabalho é multiplicar, receber cinco e gerar dez, e não receber, esconder, e esperar a volta de Cristo para ver no que dá. O servo omisso viu que não deu certo.
Interessante é que o negligente sempre põe a culpa em alguém, e até em Deus! Veja o que disse o servo mau: “Senhor, eu sabia que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, e com medo escondi na terra o teu talento...”. Deus não vai aceitar desculpas quando pedir contas do que nos deu. Culpar o trabalho, o chefe, os pais, o pastor, os filhos, não aliviará em nada a punição daqueles que não valorizarem o talento que Deus deu. Se ele pediu de você algo é por que ele sabe que está no seu alcance oferecer.
Sobre os servos fiéis há muito o que dizer também. A intenção de Deus sempre é multiplicar, fazer discípulos, pessoas que ensinam e produzem filhos para Deus. A pergunta é: Em quais ocasiões o seu talento tem sido desenvolvido? As pessoas do seu trabalho já perceberam o seu talento? E na escola? Família?
É bom refletir, pois as igrejas estão cheias de crentes camaleões, que mudam de acordo com o ambiente. Imagine que se Deus disse que somos a luz do mundo, quanto mais escuro for um lugar mais estará precisando de alguma faísca de luz que seja. Dentro da igreja já há luz o bastante, quem precisa de luz é o mundo. Que tal fazer um propósito com Deus? Para cada louvor que for entoado dentro da igreja, cante mais um fora dela. A cada pregação feita dentro da igreja, repita-a mesmo que seja a uma pessoa só que esteja perdida sem a luz de Cristo, e ai sim os nossos talentos irão se multiplicar de verdade, “pois a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância. Ao que não tiver, até o que tem lhe será tirado...”. (Mt 25.29)

Paz!
LPS


Nenhum comentário:

Postar um comentário